
Há diversos modelos de balanças que podem ser usadas para pesar animais, mas o mais importante é que toda balança que seja destinada à pesagem de pessoas, animais ou produtos para comercialização ao público devem ser OBRIGATORIAMENTE aferidas pelo INMETRO. Fique atento e não corra o risco de receber multas e ter a balança interditada.
Para filhotes e animais pequenos (domésticos), a balança ideal é aquela de até 15 kg com precisão de 2 ou 5 g. Deve possuir concha anatômica para facilitar a pesagem e a limpeza. Esta pode ser de ABS ou de aço inoxidável.
Para animais domésticos maiores (cachorros em especial), o ideal é uma balança que pese até 200 kg e precisão de 50 ou 100 g. Esta deve possuir uma plataforma de pelo menos 50 x 80 cm e uma bandeja em aço inoxidável para facilitar a limpeza e não enferrujar. A balança não precisa ter coluna, porém, caso possua, a visualização do peso se torna melhor.
Também é muito comum em haras e fazendas a pesagem de animais de grande porte (bovinos e equinos, jovens e adultos). O peso destes animais pode variar entre 300 a 1.000 kg (a faixa maior de peso inclui touros e cavalos dependendo da raça), explica a estudante de Medicina Veterinária Bruna Goes. Para facilitar o trabalho do veterinário, o ideal é que haja balança nestes locais onde os animais se encontram.
Animais que são de corte precisam ter o peso controlado com frequência, afirma Bruna. Para este tipo de pesagem, a balança ideal é aquela que pese até 1.000 kg com precisão de 200 ou 500 g, abrangendo toda a faixa de peso. O tamanho da plataforma deve ser de pelo menos 1,5 x 1,5 m chegando até 2 m dependendo da necessidade. A balança deve ter a possibilidade de estabilização do peso, pois calculará a média do animal mesmo ele estando em movimento.
Agradecemos a leitura! Deixe seu comentário!
.