
Sempre começo meus posts fazendo este alerta: Ao escolher uma balança para qualquer segmento que seja, sempre observe se ela possui Selo e Lacre do Inmetro. A balança é um equipamento controlado pela Portaria 236 e caso seja adquirida sem aprovação, o estabelecimento pode sofrer multas altíssimas.
Na academia é possível ter balanças em vários locais:
– Dentro do próprio salão fitness, juntamente com os equipamentos de musculação;
– Na sala do médico ou do professor para a avaliação física;
– Nos vestiários e banheiros.
Portanto, para cada ambiente, há uma necessidade diferente. Vamos às dicas:
– Salão fitness: A balança pode ser simples, ou seja, capacidade de 200 kg com precisão de 50 ou 100 g (quanto mais precisa melhor), com um tamanho de plataforma confortável (aproximadamente 40 x 40 cm) para que o atleta sinta segurança ao subir nela.
– Na sala de avaliação física: Para este ambiente sugerimos que seja uma balança com antropômetro, ou seja, além de ter capacidade de 200 kg e uma plataforma confortável, o ideal é que esta balança também possua a régua para medir a altura do paciente/atleta. A informação de peso combinada à altura completa o diagnóstico do avaliador.
– Nos vestiários e banheiros: Neste ambiente sugerimos a mesma balança do salão descrita acima.
Atualmente, as academias estão optando por não colocarem balanças no salão fitness, mas nos vestiários masculino e feminino. Isso porque alguns atletas se sentiam constrangidos em se pesar na frente dos demais. As balanças nos vestiários proporcionam mais conforto à maioria dos usuários da academia.
As balanças fitness são da cor cinza porque a maioria dos aparelhos nas academias são desta cor, então seguem o mesmo padrão, mas não é uma regra.
Espero ter ajudado! Deixa o seu comentário aqui com dicas, dúvidas e sugestões de pots!