
Como reduzir custos com a nova lei de estoque?
Para empresas que trabalham com produtos, matéria-prima ou mercadorias, é fundamental ter controle sobre a entrada e saída desses materiais.
Com a nova regra de controle de estoque, que tem o intuito reduzir a sonegação de impostos, a contagem deverá ser feita anualmente, trimestralmente ou até mensalmente, dependendo do tipo de tributação da empresa.
Utilizando o sistema SPED Fiscal, disponibilizado pela Receita Federal, as empresas contribuintes deverão acessar o Bloco K – Controle da Produção e do Estoque, para informar os itens adquiridos e vendidos. O processo deve ser feito com muita atenção, conhecimento e respaldo de um profissional de contabilidade, pois a empresa poderá receber multa se for identificado sonegação.
Além do caráter legal, a gestão de estoque bem realizada identifica desperdícios, sobras de mercadorias, perdas, desaparecimento, perecimento ou deterioração, mercadoria fora do prazo de validade, sinistros e possíveis falhas nos processos.
Muitas empresas ainda realizam a contagem de maneira manual, sendo necessária em muitos casos a recontagem por outro profissional com o intuito de minimizar os erros.
Em pequenas empresas com estoque reduzidos, a contagem manual pode funcionar, porém ainda haverá grande perda de tempo no processo. Em empresas maiores, se o processo de controle de estoque não for bem gerido, as perdas e falhas poderão ser significativas.
Para pequenas, médias e grandes empresas, recomenda-se a automação dos processos e a pesagem de mercadorias e matérias-primas em balanças contadoras e balanças industriais, dependendo do produto.
A tecnologia da automação está aí para otimizar os processos, reduzir a carga pesada dos profissionais e agilizar os fluxos operacionais.
A precisão de dados realizada por uma balança aferida pelo Inmetro é capaz de trazer lucratividade, reduzir a perda de tempo nos processos (sabe-se que tempo é dinheiro!) e aumentar a precisão no controle de estoque e também a produtividade.
Espero ter ajudado!
Deixe seu comentário aqui e nos diga o que achou deste post 🙂